01 outubro 2013

Devo retirar o glúten da minha alimentação para emagrecer?

Peeense numa moda hoje em dia, "RETIRAR O GLÚTEN PARA EMAGRECER". É só o que vejo agora...começou com as famosas daí já viram, né! 



Antes praticada só por necessidade, a dieta sem glúten está conquistando novos adeptos: interessados em perder peso ou ganhar saúde. O glúten está sendo alvo de polêmicas sobre a sua retirada da alimentação com o objetivo de emagrecer. Ele é mocinho ou vilão? Engorda ou emagrece? Faz tão mal à saúde? 

Não vejo a menor necessidade para isso. Se retirar, terá uma digestão melhor. Mas não irá emagrecer porque tirou o glúten. Até pode emagrecer, mas porque deixou a dieta muito restritiva e não pela ausência desse componente.

OU SEJA,

É UM MITO: retirar glúten da dieta NÃO emagrece!
Não há evidências científicas que a retirada do glúten da alimentação promova perda de peso. Emagrecer é uma equação entre o que ingerimos e o que gastamos. Precisamos reduzir a ingestão calórica dos alimentos e/ ou aumentar exercício físico (Gasto energético), promovendo balanço energético negativo.
A preocupação em substituir os alimentos ricos em glúten deve ser com o objetivo de tratar alergias alimentares diagnosticadas, para amenizar os sintomas. O valor calórico dos alimentos substitutos do trigo/ aveia/ centeio/cevada não é menor, são similares, portanto não promovem redução calórica na preparação.
E a receitinha de hoje, ééééééé!!!! AZEITE DE HORTELÃ
Este azeite é idel para marinar frango, peixe e temperar saladas! 

Rendimento: em média 15 colheres de sopa
Ingredientes:
150 g de hortelã
150 ml de azeite
1 pitada de sal
5 g de alho
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e passe numa peneira.

Lembrando que nesse mês de Outubro tem a campanha "Outubro Rosa", dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Acessem o site oficial e participem também ;)

bjos da nutri ;*

2 comentários:

  1. Outubro Rosa, bem lembrado!

    ResponderExcluir
  2. ola!!!descobri esse blog por um acaso,e gostei. gostaria de pedir desesperadamente ajuda em oração,pela restauração do meu casamento,sou casada ha 13 anos tenho 2 filhos desse casamento,sou cristã e meu esposo do mundo,baladas,bebedeiras,amigos,festas. e nada do que eu fizesse e dissese fazia com ele parasse.muito joelho no chão nas madrugadas,ele é um homem bom,bom pai,participativo,presente carinhoso. mas iludido com as coisas do mundo.a 2 semanas ele saiu de casa, descobri que ele ta envolvido com outra mulher.to sofrendo muito, me ajude por favor orando por mim adriana e adriano

    ResponderExcluir