04 setembro 2013

Mito ou verdade!?

Oiii gente, hoje resolvi esclarecer algumas das dúvidas que o pessoal mais me pergunta nas palestras. Não devemos acreditar em tudo que "o povo" fala, pois existem mitos que são alimentados durante anos...na maioria pelos nossos avós.





  • Mascar chiclete faz mal?
Verdade. Quando em excesso, pode trazer problemas, pois a função de mascar o chiclete estimula o estômago a trabalhar, produzindo suco gástrico com o objetivo de digerir os alimentos. Como não há alimento a ser digerido, esse suco gástrico, extremamente ácido, acaba atacando a mucosa do estômago, podendo provocar gastrites e úlceras. É como se nosso estômago fosse enganado.

  • É verdade que a laranja auxilia a digestão de uma refeição pesada, como a feijoada?
Verdade. As fibras presentes na laranja podem facilitar a digestão, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo parte da absorção de gorduras.

  • Quem malha a noite pode deixar de comer carboidratos nesse período para emagrecer?


Mito. Para perder peso é necessário que haja um balanço energético negativo: gastar mais energia e consumir menos calorias. O carboidrato é a principal fonte de energia que garante força para os exercícios e deve ser consumido por quem pratica atividade física. O segredo é reduzir a ingestão à noite e escolher fontes de baixo índice glicêmico, como legumes, verduras, arroz integral e outros cereais integrais.

  • Os alimentos orgânicos são menos calóricos que os tradicionais?


Mito. A palavra orgânico significa que o alimento foi cultivado sem o uso de agrotóxicos e nem aditivos químicos. Às vezes pode ter um valor calórico maior, por apresentar mais nutrientes.

  • Ficar sem comer emagrece?

Mito. Totalmente errado. Deixando de comer você poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa.
  • Alimentação não influencia no surgimento da acne. Mito ou verdade?
Mito. É importante ressaltar que a acne é uma afecção crônica, com vários fatores, podendo ser inflamatória ou não, surge na puberdade ou na mulher adulta em endocrinopatias. Os alimentos podem, sim, agravar o surgimento da acne. Os mais relacionados são: chocolate, produtos lácteos, alimentos gordurosos, açúcares.

Gente, hoje eu não trouxe uma receitinha,mas trouxe uma dica que eu particularmente amei da Bella Lanzillo...pratos descartáveis decorados pra deixar seu evento mais charmoso. Você precisarão apenas de uma fita, furador e prato descartável.


Bjinhos da nutri ;*

2 comentários:

  1. Epa! Bom saber que até nem ando assim tão enganada com os meus conhecimentos sobre cozinha... mas essa dica é da laranja eu não conhecia mas é muito boa! Super útil depois de uma jantarada, por vezes o marido tem dificuldade em dormir mas da próxima vez vou dar uma laranja para ele ;)

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas sobre mito ou verdade. Adorei a ideia da fita no prato. Para eventos fica super gracioso! amei.
    bjs, Ro

    Agenda de Casa
    www.roarchela.com

    ResponderExcluir