13 agosto 2013

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Gente, quinta-feira 08/08/2013 foi o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. E hoje resolvi falar um pouquinho sobre esse assunto porque atualmente as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no nosso país e no mundo.

Pelo fato dessas doenças serem silenciosas, elas acabam prejudicando muitos diagnósticos. Um dos principais problemas é gerado pelas altas taxas de colesterol no organismo, que podem provocar derrame e infarto nos casos mais graves.
O colesterol estar presente em quase todos os alimentos, mas "nem sempre é maléfico". Ele se apresenta como um lipídeo e conforme a carga de colesterol que carrega, pode ser classificado em dois tipos: LDL, conhecido como mau colesterol, e HDL, o famoso bom colesterol.




Vamos agora para nossas perguntinhas...

Bruna, como posso controlar a ingestão de colesterol?

Sabe-se que 30% do colesterol é fornecido pelos alimentos que ingerimos, já os outros 70% são fabricados pelo nosso próprio organismo. O problema é em monitorar e controlar esses 30% que ingerimos. O nível de colesterol pode ser alterado de acordo com a dieta que adotamos. Por exemplo, as gorduras de origem animal, como a manteiga, as banhas e as gorduras presentes nas carnes, facilitam o aumento do colesterol no sangue.


Como combater o colesterol alto com a alimentação?

- Coma mais frutas, vegetais e cereais integrais (aveia, centeio, farelos de trigo, arroz integral etc): eles são ricos em fibras e substâncias antioxidantes;
- Coma mais peixes marinhos como sardinha, atum, salmão, anchova, cavalinha, que são ricos em Ômega-3;
- Tempere os pratos com ervas, alho e cebola; reduza o consumo de sal;
- Utilize laticínios pobres em gordura, como leite e iogurte desnatados;
- Reduza a ingestão de gorduras saturadas, como aquelas presentes em carnes gordas e em laticínios integrais;
- Reduza os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado;
- Faça uso, com moderação, de gorduras saudáveis presentes no azeite de oliva, abacate, nozes, castanhas e amêndoas;
- Evite frituras; dê preferência a alimentos grelhados e cozidos.

E como prometido...nossa primeira "receitinha"  que tem tudo a ver com o post de hoje \o/

O azeite de oliva já faz parte da vida de muita gente, seja no tempero da salada, dando aquele toque final à preparação quente, e até mesmo em jejum. O seu consumo vem aumentando cada dia mais!
Por ser rico em gordura monoinsaturada, compostos fenólicos além de uma boa concentração de vitamina E, entre seus benefícios podemos destacar sua propriedade antioxidante, anti-inflamatória e auxiliar na diminuição e controle do colesterol, diminuindo o ruim (LDL) e incrementando o colesterol bom (HDL), prevenindo assim as doenças cardiovasculares entre outras!
Manteiga funcional
Ingredientes:
- Azeite de oliva extra-virgem com acidez de 0,5% ou menor (0,3%). Não esqueçam que a embalagem do azeite de oliva deve ser em vidro escuro.
- Ervas frescas de sua preferência (manjericão, salsinha, alecrim, tomilho, orégano etc).

Modo de preparo:
Coloque as ervas em uma forma ou recipiente (pode ser até em forminhas de gelo mesmo) e cubra-as com o azeite de oliva e depois filme plástico. Leve ao congelador por 3 horas e depois é só armazenar na geladeira. Sua manteiga está pronta!Ideal para usar em pães e torradas.
Obs: Se o azeite realmente for de qualidade e puro, ele se solidifica em temperaturas baixas. Se isso não acontecer é porque o azeite não é puro e tem mistura de outros óleos em sua composição!
Espero que tenham gostado ;D  
bjinhos da nutri ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário