17 abril 2013

Usos e Costumes

Paz do Senhor amoras, recebi uma pergunta no post anterior e me empolguei tanto na resposta que ultrapassou o limite de caracteres rsss e resolvi responder em forma de post:

"Perdão pela minha ousadia mas tem uma coisa que eu nao compreendo,eu já congreguei na assembléia e hoje congrego na Deus é amor. Eu já aceitei Jesus porém me afastei por um tempo e hoje estou retomando meus laços com Deus.
Enfim,na biblia prega que qd nos batizamos,nos tornamos uma nova pessoa,ate ai tudo bem. Mas vejo que muitas pessoas hoje em dia pregam,dão conselhos e não vivem o que pregam.A minha duvida é na biblia fala que nos mulheres temos que deixar nossa vaidade,temos que ter vestimentas de mulher e não de homem,que calça antigamente era para homem e não para mulher e que não podemos nos apegar as coisas mundanas se queremos ser verdadeiros consigo e com Deus.
Eu quero deixar claro que não estou julgando ninguém pelo amor de Deus,é que não entendo o porque se na biblia diz essas coisas e as pessoas não vivem entende, dentro da igreja são uma pessoa e fora outra totalmente diferente... Até hoje nenhuma jovem temente a Deus soube me responder .
Poderia me aconselhar?"

Só fique triste porque foi anônimo rsss mas vamos a resposta, que o Espírito Santo me ajude e te ajude:

Oii!! Paz do Senhor querida. Pelo que você escreveu, você vem de um contexto de igrejas bastante conservadoras, quanto a uso e costumes! Também sou da Assembléia de Deus e vou ser bem sincera. Amo a Assembléia de Deus, apesar de ter passado um período afastada na juventude, mas desde criança sou assembleiana, dei meus primeiros passos nela, fui batizada nas águas e no Espírito Santo nela, me casei nela e se Deus permitir vou criar meus filhos nela. Mas antes de ser assembleiana, sou Serva de Jesus.
Essa questão de uso e costumes é um padrão da Assembléia, como disse, ela é uma igreja conservadora. Não é pecado usar brinco, não é pecado usar calça, o que é pecado é a sensualidade que ela traz. Na saia da mesma forma, assim como qualquer tipo de roupa. A bíblia é contra qualquer roupa que seja sensual ou induza a sensualidade e cobiça do corpo humano.

Veja esses textos bíblicos para entendermos melhor:

 I Co 11:14 a 15 – “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe foi dado em lugar do véu. (Era uma questão cultural da época)

 Lv 19:27 – Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba. (Não existe mais esse paradigma nos dias atuais)

Ez 44:20 – E não raparão a sua cabeça, nem deixarão crescer o cabelo; antes, como convém, tosquiarão as suas cabeças.

 I Co 14:34 – “Mulheres estejam caladas na igreja, por que não lhes é permitido falar, mas estejais sujeitas como ordena a lei; se querem aprender alguma coisa interroguem em casa seus maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja”.

I Tm 2:11 a 12 – “A mulher aprenda em silêncio, em toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio” (Era uma questão totalmente cultural. Lembremo-nos de mulheres que o próprio Deus deixou registrado em Sua palavra como, por exemplo, Rebeca. Ela foi juíza e líder);

Ex 32:2 – E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos FILHOS e de vossas filhas, e trazei-mos. (O pedido para tirar os pendentes da orelha foi para que o ouro fosse usado para fundição, nesse caso de uma imagem, que claro desagradava a Deus. Mas o que quero ressaltar no texto é que era comum para eles usarem pendentes nas orelhas e isso não era condenado).

Tirei esses versiculos no :  http://estudos.gospelmais.com.br/o-cristao-pode-usar-tatuagens-e-brincos.html

Quantas dessas ordenanças se tornaram obsoletas no contexto da igreja atual e como muitos usaram alguns versículos para criar padrões que o Senhor não determinou? Essas regras tinham a ver com a questão cultural da época ou pregavam contra ações que determinavam paganismo e adoração a outros deuses naquela geração.

Hoje vemos homens de cabelo comprido, outros de cabeça raspada, mulheres de cabelos curtos, mulheres que ensinam e que são líderes, outras que usam calça, maquiagem, entre outras práticas comuns a nós hoje, mas que há 20 ou 30 anos atrás seriam um verdadeiro escândalo.

Tá me entendendo? Agora entra outra questão, a rebeldia!!

Deus condena a rebeldia, a desobediência, estamos submetidos à lideres e temos que obedecer, temos que nos submeter as autoridades. Hoje existe muitas igrejas comprometidas com a palavra de Deus que não tem usos e costumes rigorosos, digamos que são mais liberais... Se você quer usar brincos, calças... Ore e se sentir paz, mude de denominação. Só não fique usando na sua igreja, se ela não permite, porque aí você está desobedecendo seus líderes. Interessante que eu estou passando por esta situação rsss aqui no Rio Grande do Norte, a Assembléia de Deus está passando por mudanças, entrou um novo presidente e ele fez um novo estatuto, e a bléia aqui, tava até liberal rsss mas agora o novo presidente mudou e apertou o negócio. Eu estou revendo algumas coisas na minha aparência, quanto a maquiagem, roupas e tal. Não quero pecar pela rebelião, sabe? E também não quero sair da Assembléia de Deus por motivos que para mim são tão fúteis, uma igreja na qual fui e sou tão abençoada! 
O Senhor está trabalhando em mim, já não sinto vontade de pintar as unhas com cores forte, olha aêêê rssss
Assembléia de Deus é uma igreja séria, antiga, centenária, eu entendo o cuidado que eles querem ter com os membros. Precisamos sentir paz no Espírito Santo em tudo o que fazemos.

Não faça nada em rebeldia. Tenha o aval de sua liderança e familiares e serás abençoada.

Quanto a vaidade.

Realmente Deus condena a vaidade, mas, o que é vaidade na palavra de Deus?
Achei esse estudo muito interessante e retirei partes, vai esclarecer bem :

"Quando se fala em vaidade logo se pensa em cabelo, roupas, adornos, jóias e etc. Mas quando analisamos o verdadeiro sentido dessa palavra, entendemos que jamais em toda a Bíblia, se refere ao fato de alguém se embelezar.
A vaidade que Deus abomina é um assunto muito mais abrangente do que certas pessoas querem acreditar. A palavra vaidade passou por um complexo processo de desenvolvimento incluindo as fazes de algo vazio, daí para porções e inutilidade, de ludíbrio e de iniqüidade.
No Antigo Testamento a palavra vaidade aparece mais de cem vezes e foi traduzida de três palavras hebraicas, a saber: 1. Nadab que significa oco, vazio. 2. Hebel que significa inútil. 3. Shaw que significa ludíbrio ou falsidade. Das cem vezes que aparece a palavra vaidade, jamais, em toda a Bíblia significa se embelezar ou andar bem arrumado, com adornos e etc. Ainda que, segundo Salomão, tudo é vaidade, mas no sentido de que tudo passa.
Como vimos acima, ser vaidoso na Bíblia significa ser falso ou idólatra ou inútil e nunca ser cuidadoso com a beleza.
Todos os versículos, tanto do Novo quanto do Velho Testamento que se referem a vaidade, estão relacionados à idolatria, falsidade e coisas vãs que passavam na prova de Deus.
Seguir a vaidade significa seguir a falsidade. Os prazeres passageiros são denunciados na Bíblia como vaidade. A falsa religiosidade também significa vaidade, pois aparenta ser santo por fora, quando na verdade não o é por dentro.
É seguir coisas fúteis, enganosas, inúteis, como a idolatria, a auto-suficiência, o orgulho, a arrogância e tudo aquilo que tem brilho falso.
A própria vida se torna vaidade quando não se tem Jesus. Ser vaidoso é ser desprovido de humildade. Jesus classificou o orgulho dos líderes religiosos e a arrogância dos políticos de sua época como síndrome demoníaca de pura vaidade."

Esse estudo é muito completo, recomendo que todos leiam : http://www.lucianosantos.net/deus-condena-a-vaidade/#.UW6l26Kkr8Q


Espero que entenda!!


19 comentários:

  1. Oi amada meu nome é Jaqueline,te add no instagram...Sou jaquelimacampos ! Muito prazer 😃
    Adorei seu post e ate que fim alguém me deu uma resposta sensata 🙌
    Até veio na minha mente outro tema rs
    Nos que cursamos faculdade as vezes escolhemos profissoes que temos que nos portar como homem e ter a mesma autoridade,e ate mesmo que entra a questão post anterior nos vestirmos como.. E vc sabe que nossa igreja prega que não podemos ir contra os preceitos de Deus,ai vem a pergunta seguir meu sonho? Abandonar o caminho Senhor ou mudar curso?

    Outro tema tambem é na questão sexual do casal,que diz que nao podemos nos portar como os mundanos e sim na forma respeitosa para com outro,o que vc acha?

    Beijos Jaque 😘🙏

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Gostei concordo plenamente com a resposta, também sou da assembléia desde criança minha familia até hj tenta seguir a risca os costumes minha mãe,tias e algumas primas nunca usaram uma calça,as nossas orelhas não são furadas acho isso bom pois vejo nisso tambem uma maneira de nos diferenciar neste mundo gosto,mto mto msm da doutrinas e costumes da assembleia apesar de que qdo me tornei adolescente fui meia rebelde,mais ainda hj luto por conta o desejo da maquiagem apesar de usar o basico e as calças.
    Bjokas que Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
  3. Essaq minha amiga é deeeeez!!!!! Parabéns friend, que Deus te direcione ainda mais a cada etapa nova. Muito bom presenciar as coisas lindas e maravilhosas que nosso Deus tem feito.

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei o artigo gostaria de publicá-lo na minha página do facebook que aborda este tema, como usar a moda mantendo a essência de verdadeira cristã!
    http://www.facebook.com/jussaraconsultoriadeimagem
    Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  5. Olá bom dia. Acompanho seu blog ha algum tempo, apesar de nao te religião definida, acredito que deus esta em todos os lugares. O amor é o mesmo. Gosto dos assuntos abordados.

    ResponderExcluir
  6. Da maneira como você escreve. Mais tenho curiosidade sobre tatuagens. O que você tem a dizer sobre essa "moda" de riscar o corpo.

    Desde ja obg pela atenção!

    ResponderExcluir
  7. Olá querida, encontrei seu blog quando estava pesquisando sobre as camisas Dudalina, e acabei amando!!! PARABÉNS, você realmente é uma serva do Senhor, que Deus te abençoe grandemente. Eu me converti na Assembleia, quando ainda era criança, e depois, com dezesseis anos, por conta de uma mudança de cidade, acabei mudando tbm de igreja, para uma "mais liberal"... mas ainda amo a Assembleia de coração!!! Gostei muito do seu post!!!

    Beijos

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. Post genial e cheio de Jesus! Sou da assembléia também e com certeza essa já foi ou é a dúvida de muita gente, texto muito bem abordado e o melhor, baseado na palavra de Deus. Parabéns! Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Texto incrível assim como todo blog, que Deus continue te usando como instrumento para essa geração.
    Porém, tem um detalhe que gostaria de observar, a juíza e líder foi Débora e não Rebecca conforme o texto de Jz 4.4 “E Débora, melhor profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.” Jz 4:4
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. e lamentavel ver uma mulher falando essa coisas, nos os crentes temos ser difente das pessoas do mundo desta forma nos tornamos iguais a eles e aond...e fica o noosso testemunho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a Paz do Senhor! Concordo plenamente com seu comentário, a Bíblia diz que as más conversações, corrompem os bons " costumes " eu entendo que nós temos que ser a diferença em tudo mesmo, afinal tenho experiência de pessoas que eram espirituais, tinham um contato com Deus profundamente, e depois de alguns liberalismos, perderam toda essa essência. Então pude perceber que essas raízes são fundamentais para uma vida de santidade com Deus.

      Excluir
  11. A Paz do Senhor ! Gostei de seu blog, irmã ! A irmã, ao mesmo tempo que afirma (e creio que é a verdade) ser uma Serva de DEUS, demonstrou amor e respeito pelos nossos irmãos de outras Denominações, e também explicou a questão da submissão a autoridade Pastoral e a Igreja que pertence. Na cidade aonde moro, o DF, existem diversos Ministérios das Assembleias de Deus e a maioria deles já não respeita mais este valor que são os "usos e costumes". Louvei a DEUS pelas linhas que vc escreveu. Continue amando a DEUS e amando ao próximo. Isso é bom e agradável a Ele.

    ResponderExcluir
  12. Amei esclareceu todas as minhas dúvidas!! A Paz Amada

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (exclui sem querer, segue abaixo novamente :)

      Falaste o seguinte trecho:
      "Quantas dessas ordenanças se tornaram obsoletas no contexto da igreja atual e como muitos usaram alguns versículos para criar padrões que o Senhor não determinou?"
      Se considerares tudo o que se tornou obsoleto terás que pegar tua Bíblia e colocar no lixo. O "sexo depois do casamento" se tornou obsoleto no contexto atual, a mentira, a ganância, o ciúmes, tudo isso se tornou obsoleto nos tempos atuais.
      Temos que seguir com a santidade adequada à nossa cultura. No ocidente qual é a roupa do homem e da mulher? sim, calça e saia respectivamente. Isso talvez não se enquadre no oriente, por exemplo. Ou seja, não usamos aqueles vestidões quase unissex dos tempos bíblicos, mas dentro de nosso contexto cultural devemos guardar a santidade. Sim, é possível. E sobre o cabelo? eu prefiro obedecer em excesso do que ser encontrada em falta. Prefiro guardar meu véu e não sou como algumas crentes descuidadas consigo mesmas. Graças a Deus venci minha adolescência e me formei na faculdade recentemente e até hoje guardo a santidade primeiramente interior, depois exterior. Preciso comunicar para um mundo tão corrido uma mensagem visual da transformação de Deus na minha vida. Deus abençoe a todos!

      Excluir
  14. Sou evangélica ha 08 anos e discordo com alguns pontos referentes aos usos e costumes e creio que há muitos enganos por parte dos próprios crentes, por exemplo: se o cabelo é o substituto do véu, porque muitas mulheres usam o cabelo preso? Se não pode usar brinco, pulseira e colar, porque pode usar prendedores de cabelos e cintos brilhosos, dourados? Se não podem pintar os cabelos de loiro, porque pode pintar de preto? A Biblia fala que a mulher tem que se vestir com decência, mas vejo nas igrejas mulheres com saias tão curtas, que uma calça comprida nesse caso seria bem mais decente. A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  15. Nao vejo vestimentas compridas como sinal de santindade e outra nao é uma joia que vai mudar o seu carater,a palavra de Deus diz que nos devemos nos vestir com decencia e pudor,e outra tem mulheres que nao se cuida tem 40 anos parece que tem 50 ,a minha opiniao é que quando Jesus fala que devemos ser diferente do mundo ela esta falando de doutrina biblica e nao de usos e costumes como por exemplo nao se dar a fornicaçao,comprar e nao pagar, nao adulterar,nao desejar a esposa ou o esposo do proximo e outras coisas e so pedi sabedoria e discernimento a Deus e começar meditar na sua palavra e teras as resposta que precisa tem nao quero ofender ninguem mas tem pastor que preferi ver a pessoa fora do templo doque servindo a Deus so pr esta usando uma joia,eu prefiro ver minhas filhas no templo com joias servindo a Deus doque fora servindo ao inimigo das nossas almas usando drogas e se protituindo esta é minha opiniao paz do senhor Jesus!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Acho incrível.. não sou tão radical quanto a costumes, mas sempre me pergunto: Porque as pessoas estão sempre a procura do que pode usar, fazer, e nunca estão satisfeitas em renunciar algo para Deus?
    A palavra nos dá tantos exemplos de servos de Deus que renunciaram tantas coisas por amor a Ele, mas hoje, sempre queremos um "jeitinho" de cortar voltas, procuramos respostas humanas para atender nossas vontades, quero dar um bom conselho aqui: procure a vontade de Deus.. ele ainda fala conosco através de sonhos, usando alguém , em sua palavra.. ele sempre fala... Deus me pediu algo q com o passar do tempo, desobedeci, mas me arrependi muito.. foi quando perguntei a ele, se realmente ele quer isso de mim.. e ele me deu em sonho, usou vasos até em conversas... hoje entendo o que ele quer pra mim...chega de questionar com Deus.. esses dias vi uma reportagem, de moças que se transformam em monjes, para servirem um deus falso.. e quando uma delas foi interrogada por uma repórter, ela respondeu: essa foi a vida que escolhi para viver, e sou feliz assim, faço porque escolhi fazer e viver assim.. essa menina tem apenas 12 anos e sabe bem o que quer. e olha q as proibições que ela obedece, nem chega perto do que achamos ser proibição.. elas não podem cantar, dançar, nunca poderão se relacionar com ninguém, raspam as cabeças, não podem usar maquiagem, joias nem nada q as façam parecer luxuosas.. nem sandálias usam, porque é belo.. andam de roupas longas e soltas e ainda assim, dizem que foi escolha e vontade própria, porque, segundo elas, querem purificar o espírito. Aí eu me pergunto: tanta convicção no que fazem, para servir um deus falso, e nós que servimos o verdadeiro, sempre estamos a procura de liberações, sempre queremos nos ver livres de renuncias.. sera isso amar mesmo a Deus????? fica a pergunta...

    ResponderExcluir